Em 2024, o Projeto "Pernambuco Verde: Lixão Zero" recebeu o Prêmio de Excelência em Competitividade do Conselho Nacional de Secretários de Estado da Administração – CONSAD, em um evento de grande notoriedade. Este reconhecimento ressaltou a importância do compromisso com a erradicação dos lixões em Pernambuco e trouxe à tona a responsabilidade de manter essas áreas permanentemente extintas.
O objetivo do projeto é desenvolver uma plataforma digital, integrada, que otimizará todo o ciclo de coleta e reaproveitamento de resíduos, desde a segregação inicial até a destinação final, promovendo um ecossistema sustentável, a plataforma será uma aliada crucial para a implementação das políticas ambientais do Estado.
Um ponto de grande importância para o projeto é a implantação do que aqui chamamos de PEV’s( Pontos de Entrega Voluntária ) georreferenciáveis, que permitirão o monitoramento em tempo real de pontos de coleta distribuídos de maneira estratégica, garantindo maior controle e eficiência na gestão dos resíduos, validação automatizada dos descartes, melhorando a logística de coleta. A integração dos PEV’s à plataforma digital também proporcionará uma visão geoespacial das operações, fornecendo dados precisos sobre a geração, coleta e destinação final de resíduos.